fbpx
Loading...

Dicas de segurança para eventos

Eventos costumam reunir um grande número de pessoas e a segurança é um fator essencial no planejamento. Não gostamos de pensar nos pontos negativos que podem ocorrer durante o evento, mas quanto mais prevenido estiver, melhor.

Dependendo do evento, algumas leis e normas de segurança em relação a equipamentos e máquinas, eletricidade e medidas contra incêndio devem ser tomadas.  Alem disso, é essencial que você saiba as regras do corpo de bombeiros e as leis para eventos que funcionam no seu estado.

Pensando nisso, listamos alguns itens fundamentais de segurança para qualquer evento!

Escolha do local

Seja criterioso na hora de escolher o local para o seu evento. Verifique se a sua opção favorita cumpre com todas as exigência de segurança. Certifique se a documentação do espaço está em dia, procure por declarações da prefeitura e dos bombeiros nas paredes e localize as saídas de emergência. Também não se esqueça de inspecionar os extintores de incêndio espalhados pelo prédio.

Levantamento prévio dos riscos e perigos

Faca uma avaliação de qualquer problema que possa acontecer no seu evento e como ele poderá ser solucionado.

Por exemplo, o evento será em área externa e a previsão é de mau tempo? Avalie se a estrutura utilizada suporta chuvas fortes. Serão usados equipamentos que podem sobrecarregar a rede elétrica? Verifique se o local do evento tem gerador. Se não tiver, contrate.

Medidas prévias como estas podem parecer exagero, mas fazem parte do sucesso de um evento.

Contingência e abandono

Desenvolva planos de contingência e abandono. O plano de contingência deve prever os procedimentos que serão adotados em caso de incidentes graves, como tumultos e incêndios. Por sua vez, o plano de abandono precisa listar saídas de emergência, localização dos extintores e medidas para a evacuação do local.

Calcule a quantidade de seguranças

O número de seguranças que você deve contratar para o seu evento depende diretamente do tamanho do local escolhido e da quantidade de convidados. Lembre-se de que, quanto maior o público, maiores as proporções de qualquer tipo de problema. Outro fator importante que pode exigir reforço na contratação de mais profissionais é o consumo de bebidas alcoólicas.

Outra dica importante na hora de contratar sua equipe de segurança é procurar por empresas especializadas.

Responsável pela checagem da segurança

Se possível ,deixe alguém de sua confiança com a responsabilidade sobre a segurança geral do evento. Essa pessoa deverá coordenar as equipes envolvidas, observar o andamento geral do evento e checar os itens contemplados no levantamento de riscos e perigos.

Também deixe sob responsabilidade do encarregado os telefones de serviços de emergência e materiais de pequenos socorros, como curativos adesivos. Assim, caso haja qualquer adversidade, ela poderá agir rapidamente.

Qualquer falha na segurança em eventos pode colocar todo o seu planejamento a perder e ainda trazer sérias consequências aos responsáveis envolvidos. Sendo assim, o melhor a fazer é prevenir possíveis danos.

Fonte: allespacos.com.br