fbpx
Loading...

Expansão do mercado em Eventos Religiosos

Eventos religiosos é um mercado que está em constante crescimento no Brasil. Segundo a ABEOC (Associação Brasileira de Empresas de Eventos) o público é de aproximadamente 17,7 milhões de pessoas, o Turismo Religioso é um dos segmentos que mais cresce no mundo. O setor é responsável por gerar R$ 15 bilhões anualmente, segundo pesquisa do Ministério do Turismo.

Ainda de acordo com o estudo do MTur, 96 destinos possuem calendário de eventos exclusivos do Turismo Religioso no país, distribuídos em 344 municípios que possuem como atrativos o segmento do Turismo Religioso.  O fenômeno, inclusive, é um forte incentivador de pequenos negócios e investimentos, movimentando economias locais em setores como indústria, comércio, serviços, turismo e artesanato, com geração de emprego e renda em todas as regiões do país.

Um exemplo deste crescimento é a Church Tech Expo, exposição voltada para líderes religiosos com o objetivo de apresentar os melhores equipamentos para eventos do setor. Em sua segunda edição, em junho de 2016, a exposição praticamente dobrou de tamanho.

Essa é uma ótima oportunidade para lideres religioso ampliar a sua conexão com os seguidores e, ainda, representa uma forma de garantir uma renda para a continuidade dos serviços voltados á comunidade. Vamos analisar alguns dos fatores que levaram o crescimento deste mercado. Segundo uma pesquisa realizada pela Evenbrite conseguimos entender melhor o comportamento das pessoas que participam deste tipo de evento.

Crescimento espiritual

Os participantes sentem-se mais envolvidos na congregação e na propagação da fé, entendendo também a importância das ações, como leitura das escrituras e orações. É uma forma também de superar várias dificuldades da vida.

Adesão de novos praticantes

Muitas pessoas sentem-se pouco atraídas por cultos e missas. Desta forma, eventos religiosos, por permitirem um ambiente mais neutro e leve, representam um atrativo para novos membros. A pessoa não praticante pode ser mais facilmente encaixada em todo o contexto religioso da congregação e, futuramente, aderir à tradição imposta por ela.

Outro ponto aqui é a participação de mais jovens, um público que procura em eventos religiosos uma alternativa para expressar a sua fé.

Conexão com outras pessoas e a comunidade

Participar de eventos religiosos permite uma maior conexão do indivíduo com a comunidade em que está inserido. O envolvimento com pessoas que compartilham de sua fé reforça o envolvimento com a congregação e influencia cada vez mais a participação nos eventos.

A maior conexão aumenta ainda a disposição dos participantes em doar tempo, principalmente como voluntários, e dinheiro para a comunidade.

Fonte: Auratec.com.br