fbpx
Loading...

RFID X Bluetooth

O RFID consiste em três componentes básicos: um Transceptor (leitor), uma antena e uma etiqueta (tag). Transceptor ou leitor transmite uma onda de frequência de rádio através da antena para o transponder (tag). A antena conecta o transceptor ao transponder (tag) a partir de um meio físico.

O termo transponder deriva de transmitir e responder. Trata-se de uma etiqueta que pode ser fixada em praticamente qualquer superfície e que contém o circuito responsável pela informação a ser transmitida. O Transceptor opera em conjunto com a Antena, e por meio dos sinais de rádio frequência, comunica-se com o Transponder a fim de obter a informação ali alocada.

Bluetooth

Bluetooth é um padrão sem fio que foi especificamente projetado para substituir cabos de dados. A maioria dos dispositivos Bluetooth suporta uma comunicação bidirecional dentro de um alcance de cerca de 10 metros. O Bluetooth está integrado na maioria dos telefones celulares e em muitos dispositivos eletrônicos de consumo. Com o Bluetooth, você pode fazer coisas como ouvir música do seu celular através do sistema de áudio do seu carro e usar um mouse sem fio com o seu computador.

Neste post vamos discutir em detalhes como a tecnologia Beacon e RFID se comparam uns aos outros nos seguintes aspectos críticos:

  1. Acessibilidade

O que é acessibilidade?

Acessibilidadeé a capacidade da tecnologia de ser “aproveitada” ou acessada por um consumidor ou empresa.

Independentemente da tecnologia escolhida para o seu negócio, você precisa ter alguma infraestrutura básica, como um transmissor, um receptor e um serviço de dados para determinar o local.

RFID

Contras: A implantação de um sistema RFID requer vários componentes diferentes, incluindo hardware básico, como tags, leitores, controle de leitura e um software aplicativo. Portanto, as empresas que planejam implementar um programa de RFID precisarão planejar com antecedência e investir em infraestrutura.

Além disso, enquanto a maioria das soluções de localização vem com uma compatibilidade inerente ao celular, o RFID não. RFID requer hardware / firmware que pode processar sinais em freqüências específicas. Até o momento, todos os principais fabricantes de smartphones são da opinião de que o valor do cliente não justifica o custo ou a complexidade de embuti-lo em um dispositivo móvel. Dito isso, ainda é possível fazer o download de software ou adicionar anexos para transformar um dispositivo móvel em um leitor.

iBeacon 

Prós: No caso de um sistema de localização BLE, os beacons funcionam como transmissores de sinais que são alimentados por bateria e podem ser configurados com a ajuda de um aplicativo móvel. Isso os torna escaláveis ​​e altamente portáteis. Além disso, a capacidade dos beacons de permitir que os smartphones atuem principalmente como receptores torna-a uma tecnologia de localização altamente acessível.

Contras: Os beacons, uma vez instalados, precisam ser verificados regularmente quanto a níveis de bateria, etc. Uma das maneiras de fazer isso seria andar com um aplicativo de scanner na área onde você implantou os beacons, para detectar qual baliza ficou sem carga. No entanto, esse é um processo demorado quando feito diariamente. Em vez disso, as empresas podem optar por uma plataforma de gerenciamento de beacon, como a Beaconstac, que vem com um painel que permite que as empresas verifiquem a integridade dos beacons com facilidade.

  1. Alcance e Precisão

O que são alcance e precisão?

Um intervalo é definido como a distância percorrida pelo sinal. No contexto geral, o alcance de qualquer tecnologia de localização interna depende da configuração, das configurações de energia e do ambiente em que é implementada. Por exemplo, um sinal WiFi ou Bluetooth demonstrará uma faixa mais ampla ao ar livre sem qualquer obstrução do que em uma configuração interna com múltiplas superfícies.

A confiabilidade do sinal dentro de um determinado intervalo e a tolerância desse sinal ao considerar fatores ambientais é chamada de Precisão.

RFID 

Prós: Embora o RFID permita identificar até 1000 tags por segundo com quase 100% de taxas de leitura, sua precisão varia com base em vários fatores, principalmente:

Frequência: Quanto maior a frequência, mais sensível é a interferência. Por exemplo, as ondas de rádio tendem a refletir o metal e são absorvidas pela água em frequênciasultra altas. Essa é uma das principais razões pelas quais as etiquetas RFID UHF não são usadas para rastrear produtos de metal ou aqueles com alto teor de água.

Por outro lado, as etiquetas de baixa e alta frequência, com sua capacidade de penetrar em substâncias não metálicas, são ideais para a digitalização de produtos metálicos e objetos com alto teor de água, como frutas. Na verdade, existem aplicações nas quais tags RFID de baixa frequência são realmente incorporadas em peças de metal para rastreá-las.

Antenas de tags: a maioria das etiquetas RFID vem com antenas duplas para eliminar “zonas mortas” relacionadas à orientação da tag. Poucas tags também podem ser otimizadas para a banda de frequência para melhorar o desempenho.

Leitores e Antenas Leitoras: Neste caso, a maioria dos sistemas RFID de campo próximo são menos subjetivos à interferência, pois operam em uma faixa de leitura mais curta, enquanto sistemas RFID de campo distante que podem ler até vários metros enfrentam problemas de comunicação mais fracos.

iBeacon 

Prós: Os beacons normalmente têm um alcance sem fio de 1 a 70 m.

Contras: As buzinas que são transmissores de rádio são propensas a sofrer interferências, já que os sinais de rádio podem ser absorvidos por diferentes meios, como água, ar, corpos humanos ou até superfícies metálicas. A melhor maneira de lidar com isso é realinhar seus faróis dentro da área de operação desejada, de modo que não haja proximidade com superfícies metálicas.

Outra coisa importante a notar aqui é que o alcance do sinalizador depende da “potência do sinal de transmissão”. Quanto maior a potência do sinal de transmissão, maior o alcance em que os dispositivos móveis poderão captar o sinal e convertê-lo em informação. Infelizmente, uma maior potência de transmissão também pode resultar em um consumo mais rápido da bateria. Dito isso, você pode alterar o poder de transmissão com base no caso de uso em questão.

  1. Segurança

RFID 

Prós: Como os sistemas RFID estão intimamente ligados às soluções de segurança de rede IP padrão, qualquer comunicação IP entre os leitores RFID e a rede é muito segura.

Contras: Quando se trata de sistemas RFID, a única ameaça real à segurança está na comunicação RF que acontece entre as tags e os leitores. Principalmente porque, ao contrário dos beacons que simplesmente enviam um sinal com um identificador de beacon dizendo “Estou aqui!”, O RFID realmente transmite dados relacionados ao produto (o EPC ou o Código eletrônico do produto). Poucas formas comuns de ameaças à segurança de dados são tags não autorizadas / clones, usuários não autorizados e ataques de canal lateral (interceptação de dados de leitores por um dispositivo não autorizado).

Dito isso, todas as tags RFID UHF operam em um único padrão global (Geração 2) que possui algumas medidas de segurança integradas, incluindo números EPC disfarçados e “killcommands” que permitem que as operadoras desativem as tags para que não enviem dados. Ultimamente, no entanto, RFID recebeu algumas críticas por criptografia fraca, proteção por senha e falta de identificação de tag ou leitor.

iBeacon 

Prós: Como os beacons são principalmente dispositivos de detecção que transmitem sinais de saída, não há risco de segurança inerente na transmissão.

Contras: De fato, o risco realmente está nos aplicativos que usam esses sinais. Nesse sentido, os beacons não são melhores ou piores do que qualquer outro serviço de localização de comunicando através de um dispositivo móvel.

Uma das ameaças comuns à segurança de beacons é muitas vezes referida como hacking de beacon. Balizas com medidas de segurança fracas podem ser descobertas por hackers em locais públicos e seus UUIDs, maiores e menores podem ser alterados. Os hackers podem até aproveitar sua rede de beacon sem permissão. A maioria dos fabricantes de beacons já implementou algumas medidas para evitar que isso aconteça.

  1. Custo

RFID 

Prós: O custo associado às soluções de RFID depende do tipo de solução (o tipo de etiqueta – baixa frequência, alta frequência ou etiquetas de frequência ultraelevada e tipo de leitor) que você está planejando implementar. Por exemplo, quando se trata de rastreamento de nível de unidade de estoque, a RFID é sem dúvida a solução de automação mais barata que existe. Tags passivas podem custar uma média de1 ¢ e alguns sistemas de leitores de frequência ultra alta podem processar 1.000 tags por segundo.

Contras: Ao mesmo tempo, se uma empresa exige rastreamento de ativos no nível de objetos grandes (por exemplo, equipamentos ou contêineres de carga), os beacons poderiam ser mais econômicos se comparados aos sistemas RFID. Além disso, embora o custo de uma tag RFID ativa seja equivalente ao de um farol, ela exige um investimento mais caro no lado da infraestrutura de leitura. Um único leitor pode custar até US $ 1.500, enquanto quase todos os smartphones no mercado podem atuar como leitores no caso de beacons.

iBeacon 

Prós: Os principais custos associados a um sistema de baliza são:

Hardware da baliza (incluindo o custo de implantação) – Embora as balizas por si só sejam relativamente baratas (um farol típico custaria entre US $ 10 e US $ 70), o número de beacons necessários depende do tamanho do espaço e alcance necessários.

Custos de licenciamento / serviço de dados – Geralmente, isso depende do volume de interações processadas.

Custos com aplicativos e integração – isso inclui taxas associadas à utilização de um aplicativo de terceiros e a sua integração ao software de terceiros, como o CRM.