fbpx
Loading...

RFID x NFC

Hoje, o RFID e o NFC são conhecidos como tecnologias modernas. Talvez você tenha um smartphone com NFC. Mas o que isso significa? No artigo de hoje, iremos falar sobre a tecnologia RFID e NFC e mostrar as diferenças entre elas.

RFID e NFC são tecnologias globais de comunicação sem fio ou sem contato.

RFID significa identificação por radiofrequência. A tecnologia RFID permite a comunicação entre uma tag não alimentada e uma leitora alimentada.

NFC significa comunicação em campo próximo. Para colocar a NFC no contexto, temos que também olhar para o RFID. Vamos dar uma olhada em algumas das perguntas mais comuns.

O que é o NFC?

Uma tecnologia de conectividade sem fio de curto alcance, só funciona quando dois dispositivos são aproximados, portanto, ao contrário do Bluetooth (BLE), a interceptação é quase impossível. Além disso, é único na maneira como usa energia. Apenas um dos dois dispositivos precisa ser alimentado para que ocorra uma interação. O primeiro pode alimentar o segundo, assim o segundo pode economizar sua bateria para outras coisas – ou não ter uma bateria em absoluto. O NFC oferece comunicação unidirecional e bidirecional. Uma fechadura da porta do hotel é um ótimo exemplo disso.

Como funciona o NFC?

Smartphones equipados com NFC e outros dispositivos podem trocar dados uns com os outros com um simples toque ou onda de rádio de 13.56 MHz de Alta Freqüência (HF). Você pode ter feito um pagamento sem contato com seu cartão bancário ou mesmo com o Apple Pay, tudo isso é possível graças ao NFC. Longe estão os dias de ter que escanear um código de barras ou passar uma tarja magnética, tudo é feito automaticamente!

Qual é o melhor chip NFC?

O chip NFC mais comumente usado é o NXP MifareUltralight EV1, que substitui a versão anterior, NXP MifareUltralight. A versão EV1 oferece proteção de senha de 32 bits, contadores e uma assinatura de originalidade, como o chip NXP NTAG213 mais caro e a faixa de leitura também melhorada em relação ao chip NTAG203 anterior. O NTAG213 também é comumente usado devido a sua maior capacidade de memória. Ambos têm vantagens sobre o outro. As principais diferenças são:

  1. A memória do usuário para o MifareUltralight EV1 é 48 bytes em comparação com 144 bytes para o NTAG213. Isso significa que o tamanho máximo de URL que você pode codificar é 41 e 144 caracteres, respectivamente
  2. NTAG213 é mais caro
  3. NTAG213 tem um melhor alcance de leitura por 1-2cm

O que é uma tag NFC?

Tags NFC podem ser pequenos adesivos, que contêm um pequeno chip NFC sem energia. Dependendo de como a tag é programada, ela pode alterar várias configurações, iniciar aplicativos e executar determinadas ações apenas mantendo o telefone próximo a ela.

O que é RFID?

RFID ou identificação por radiofrequência, permite uma comunicação sem fio unidirecional, geralmente entre uma tag RFID não alimentada e um leitor RFID energizado. O RFID opera em bandas de frequência de baixa frequência (LF), alta frequência (HF) e ultra-alta frequência (UHF) e oferece distâncias de digitalização de 10 a 100 m. O RFID é geralmente usado para manuseio de bagagens no aeroporto, coleta de pedágios e rastreamento de ativos, já que não precisa de uma linha de visão direta para o leitor e pode ser digitalizado a partir de distâncias muito maiores.

RFID x NFC?

O RFID é a tecnologia que sustenta o NFC e é o processo pelo qual os itens são identificados exclusivamente usando ondas de rádio. As ondas são criadas por uma antena ligada a um chip de silício. NFC é um subconjunto especializado de RFID. Ele opera a 13,56 MHz e executa muitas das mesmas funções como etiquetas RFID e cartões inteligentes sem contato.

Rápido, transparente e fácil de usar, o NFC agora está disponível em centenas de milhões de smartphones, tablets e outros produtos eletrônicos de consumo, com novos dispositivos chegando quase diariamente.

Três diferenças principais:

  1. O NFC é capaz de comunicação bidirecional e opera em um dos três modos de comunicação: Leitura / Gravação, Ponto a Ponto (P2P) e Emulação de Cartão;
  2. NFC é restrito a comunicação de proximidade em tipicamente menos de 10cm, daí seu nome Near Field Communication;
  3. Você só pode digitalizar uma tag NFC de cada vez.

Tecnologia RFID é segura?

Houve muitos avanços ao longo dos anos na tecnologia RFID e NFC, a maioria nas áreas de segurança e criptografia de RFID. Os primeiros chips RFID, como o NXP Mifare Classic, têm níveis muito baixos de segurança e não podem mais ser classificados como seguros. Desde então, produtos muito seguros que oferecem criptografia Triple DES, como MIFARE NXP DESFire, lideram o caminho.

A Tag-ID tem uma equipe de profissionais qualificados e experientes para orientar sua escolha de produtos . Temos soluções inteligentes que incluem pulseiras de identificação, etiquetas, adesivos, tags e muito mais. Acesse o nosso site e confira.