fbpx
Loading...

Segurança, o oásis da vida moderna.

Hoje em dia, os condomínios fechados de casas ou apartamentos são o sonho de consumo de muita gente. Um grande condomínio traz muitas comodidades aos moradores, principalmente para famílias com crianças. As áreas de lazer e a possibilidade de sociabilização são os principais chamarizes deste estilo de vida. Os condomínios são verdadeiros clubes com piscinas, academias, salão de festas, churrasqueiras e muito mais.

Com todos os atrativos que um condomínio possa ter, talvez o seu maior apelo seja a SEGURANÇA. O Brasil, é um país que, tradicionalmente, possui elevadas taxas de violência, especialmente nos grandes centros. Isso faz com que as pessoas procurem moradias mais seguras, e o mercado de segurança tem crescido cada vez mais. As administradoras de condomínios contam com empresas especializadas no assunto, que dispõe de sistemas informatizados para controle de funcionários, moradores e prestadores de serviço, câmeras e guaritas equipadas.

 

Contudo, ninguém está totalmente seguro. Em 2018, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que o roubo a condomínios fechados cresceu 56%*. Portanto, é imprescindível ficar atento e investir em segurança. Além disso, os procedimentos e atitudes de funcionários e moradores são indispensáveis para manter os condomínios seguros. A tecnologia é uma grande aliada nessa tarefa, porém não é capaz de fazer o trabalho sozinha. Os síndicos e as administradoras devem estar atentos em alguns detalhes que farão toda a diferença.

De que forma moradores, síndicos e funcionários podem ajudar na SEGURANÇA do condomínio? Temos algumas dicas que podem abrir espaço para reflexão e ajudar nessa tarefa:

 

  1. IDENTIFICAÇÃO

Os porteiros devem identificar as pessoas que estão entrando no condomínio, solicitando documento de identidade, interfonando para os condôminos para liberação da entrada. O ideal é que cada pessoa tenha um crachá pessoal ou veicular, ou pulseiras de identificação para visitantes. A colaboração de moradores é essencial, já que os porteiros devem seguir os procedimentos, mesmo já conhecendo o visitante.

 

 

  1. VIGILÂNCIA

Mesmo que a vigilância seja obrigação da ronda ou da portaria, qualquer morador pode ficar atento a movimentos estranhos, como carros parados por muito tempo na frente do condomínio, pessoas com atitudes suspeitas, ou ainda problemas técnicos em portões ou câmeras de segurança.

 

 

 

  1. ALERTA

Para casos de emergências é importante ter procedimentos já pré-estabelecidos entre porteiros e moradores, como senhas e botões de pânico.

 

 

 

 

  1. ORIENTAÇÃO

É importante que o condomínio tenha regras de segurança tais como hábito de trancar as portas de apartamentos e casas; atenção na hora da entrada e saída dos condomínios; não deixar cópias de chaves na portaria; cuidado ao contratar funcionários, etc.

 

 

 

  1. QUALIFICAÇÃO

Profissionais qualificados e treinados são a melhor maneira de uma empresa dar certo. No condomínio não é diferente. A contratação de pessoas idôneas e qualificadas para exercer suas funções são cruciais no quesito segurança.

 

 

 

 

Com medidas como estas, os condomínios seguem sendo refúgios para os que procuram SEGURANÇA e COMODIDADE nos grandes centros, litoral e interior do Brasil.

*Fonte: Sindiconet.com – https://www.sindiconet.com.br/informese/roubo-a-condominios-colunistas-jose-elias-de-godoy