fbpx
Loading...

Tecnologia Bluetooth em Clinicas e Hospitais

Nesse post iremos falar sobre uma tecnologia antiga que tem sido utilizada de uma nova maneira em clinicas e hospitais.

Hoje em dia, fala-se muito em Wearables, tecnologias que podem ser inseridas nos acessórios que vestimos como óculos, relógios, sapatos, pulseiras, camisas e etc. O objetivo dessa tecnologia é ser utilizada como uma fonte de informação, comunicação ou entretenimento para os seus utilizadores.

Pensando nisso, algumas empresas de tecnologia voltadas principalmente para atender a indústria da saúde desenvolveram produtos e serviços utilizando a tecnologia Bluetooth presente nos smartphones.

Bluetooth é uma tecnologia de comunicação sem fio desenvolvida pela empresa de telecomunicações Ericsson, em 1994. Ela permite a troca de dados e arquivos entre celulares, computadores, scanners, fones de ouvido e demais dispositivos de forma rápida e segura.

Dentre esses produtos e serviços podemos citar: Rastreamento dos pacientes dentro dos hospitais e clinicas e transmissão de informações do paciente em tempo real para os médicos, enfermeiros e a quem interessar.

Como isso Funciona

 Os sistemas criados por essas empresas são apoiados na tecnologia bluetooth e em um dispositivo chamado Beacon

Beacons são dispositivos que emitem sinais por meio de tecnologia bluetooth low energy, também conhecida como bluetooth 4.0. Esses sinais são captados por antenas, leitores espalhados internamente ou até mesmo por aplicativos de smartphonestablets. Depois de captados os sinais são interpretados pelo sistema de acordo com a customização e necessidades de cada estabelecimento.

Um bom exemplo é o mCare da empresa Montreal. mCare é um sistema utilizado em homecare que permite acompanhamento e compartilhamento online das condições de saúde do usuário em tempo real

Esse sistema transmite dados dos dispositivos com beacons (termômetro, aparelho de pressão, oxímetro, balança etc.) para o smartphone (iOS ou Android) ou qualquer outro device do paciente ou de um acompanhante. As informações podem ser automaticamente compartilhadas com o médico – em caso de oscilações atípicas, ele recebe ainda um alerta imediato. O especialista, então, pode orientar o paciente sobre o melhor procedimento ou, se necessário, providenciar sua remoção para uma unidade hospitalar.

Outro bom exemplo é o paciente ao entrar no hospital ou clinica receber uma pulseira com um dispositivo beacon que emite sinais para as antenas e leitores, registrando assim as rotas que faz dentro do hospital, onde fica por mais tempo, além de ser ais fácil localizar essa pessoa se necessário.

Futuro próximo

Muita gente ainda torce o nariz para a tecnologia, mas além do setor de saúde ela tem uma aplicação ampla no varejo e em estabelecimentos de serviço.

Como o Beacon é uma espécie de GPS Indoor, em um Supermercado por exemplo, ele consegue localizar por qual gôndola um cliente caminha e assim enviar notificações de promoções e ofertas para o celular desse cliente.

Nas lojas da Apple se o cliente, por acaso, se aproxima da seção de iPhones com um aparelho antigo, o sensor dispara uma mensagem sugerindo o Upgrade. Um restaurante pode aproveitar da tecnologia, enviando ofertas para clientes e viabilizando o pedido sem que eles tenham que comunicá-lo com os garçons.

Claro que para tudo isso o cliente precisa estar com o bluetooth do celular ativado e ter o app da loja, o app não precisar estar rodando nesse caso.

Podemos até mesmo ir além e dizer que esse pode ser o futuro do controle de acesso em eventos já que essa é uma tecnologia muito mais barata que a tecnologia RFID, mais difundida e utilizada atualmente.