fbpx
Loading...

ZUZU FOR AFRICA e um mundo melhor para 2020.

Mais um ano que se inicia. A cada novo ciclo nossos pensamentos e corações se enchem de esperança de viver em um mundo melhor, onde haja mais paz, harmonia, saúde e amor para todos nós e para nosso planeta.

Olhando para o lado, abrindo o jornal, assistindo TV e falando com o vizinho, temos notícias de um mundo que não era bem o que esperávamos. Quem nunca pensou até quando? Quem nunca pensou que não tem jeito? Quem nunca se sentiu impotente frente a tantas injustiças?

Diante desse cenário, muitas vezes sem esperança e desalentador, duas brasileiras cansaram de pensar e resolveram agir. GABRIELA E BRUNA, duas meninas que fabricam, artesanalmente, bonecas de pano resolveram contribuir para um mundo melhor com o que sabem fazer: brinquedos.

Com muita vontade, um ateliê de bonecas e um contato na África, conseguiram realizar sua primeira viagem ao continente para levar brinquedos a crianças, que esqueceram o que é brincar.

E foi assim que surgiu mais um projeto, feito por pessoas que não se contentam em passar por esse mundo em branco: ZUZU FOR AFRICA. 

 

E POR QUE A ÁFRICA?

“Gente é pra brilhar, não pra morrer de fome” – Caetano Veloso

 

A África é o continente que concentra a maior pobreza mundial. E por conta de problemas econômicos internacionais e condições climáticas, os problemas têm se agravado. Segundo relatório da ONU, em 2017 a fome na África voltou a crescer, atingindo 257 milhões de pessoas, que representam 20% da população africana.

“O relatório aponta que, entre as meninas e meninos do continente com até cinco anos de idade, existem 59 milhões com baixa estatura para a idade. Isso representa 30,3% das crianças nessa faixa etária. Ainda nesse segmento demográfico, 13,8 milhões de crianças têm peso menor do que o adequado para a sua altura.

A análise também revela que 38% de todas as mulheres africanas em idade reprodutiva — 110 milhões de mulheres — estão com anemia. A desnutrição entre elas pode ter impacto na saúde dos filhos, quando decidirem engravidar. Entre as crianças com até seis meses de idade, somente 43,5% foram alimentadas exclusivamente com leite materno.”  –  Relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e da Comissão Econômica das Nações Unidas para a África (ECA), 2018.

 

E POR QUE BRINQUEDOS?

“Há um menino
Há um moleque
Morando sempre no meu coração
Toda vez que o adulto fraqueja
Ele vem pra me dar a mão”. – Milton Nascimento

 

A África subsaariana é o continente que tem a maior média de fertilidade de todo o mundo. São em média 5 filhos por mulher, e na Nigéria esse número chega a 7. As crianças mais velhas são encarregadas de cuidarem dos irmãos mais novos, enquanto as mães vão buscar sustento para a família.

Diante disso, as crianças desde muito cedo assumem grandes responsabilidades, onde não há espaço para brincadeiras e o verbo brincar não é mais praticado.

“Quando brincam, meninos e meninas exercitam e melhoram suas capacidades emocionais, intelectuais, motoras e sociais, um treino para a vida adulta. A fantasia da brincadeira permite, por exemplo, que a criança experimente novos sentimentos, reproduza situações vividas em seu cotidiano e faça, assim, um treino para a vida adulta. Ao brincar, ela desenvolve o corpo e coloca em prática de forma despretensiosa o conteúdo escolar”. Fonte: Site Zuzu for Africa

Tendo a consciência que brincar é fundamental para o desenvolvimento das crianças, o projeto ZUZU FOR AFRICA nasceu para levar mais leveza, sorrisos e devolver um pouco da infância para essas crianças.

Comece o ano com boas notícias, e que em 2020 possamos sonhar e perseguir nossos sonhos por um mundo melhor.

 

 


Para entrar em contato conosco, utilize o telefone (11) 97508-3744. Se preferir, acesse nosso formulário de contato, clicando aqui ou através de nosso e-mail contato@tag-id.com.br